NOSSA HISTÓRIA

Em 18 de junho de 1944, foi lançada a primeira pedra do Ginásio Coração de Jesus. O seu funcionamento iniciou em 1945, com duas turmas de alunas, com seis irmãs professoras, no Asilo Santa Rita. No dia 11 de fevereiro de 1949, as Irmãs se instalaram na nova sede, ainda em construção, que foi edificada com muito esforço de toda a Inspetoria Imaculada Auxiliadora. Até 1992, em Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul, havia uma única Inspetoria ou Província com sede em Campo Grande (MS).

O Colégio Coração de Jesus (CCJ), que vem há 72 anos caminhando com a infância e com a juventude, continua lutando pela dinamização, pela modernização e pela melhoria da qualidade de ensino investindo na educação integral da juventude, motivo da sua existência.

A sua criação teve origem a solicitação do então Arcebispo, Dom Francisco de Aquino Correia, preocupado com a educação da juventude feminina. Na década de 40, os salesianos, em franco desenvolvimento, trabalhavam no campo da instrução e educação dos jovens.

Dom Aquino entrou em contato com a Madre Marta Cerutti, Inspetora das Filhas de Maria auxiliadora (FMA), pedindo-lhe a criação do ginásio, pois as irmãs trabalhavam com o Curso Primário. As internas do Asilo Santa Rita que faziam o curso ginasial iam à aula no Colégio Estadual de Mato Grosso. As jovens que não queriam estudar no Colégio de Estado, ou ficavam sem continuar os estudos ou conforme a posse da família, iam para outros estados.

Com a resposta positiva da Madre Marta, Dom Aquino, amigo do Dr. Gustavo Capanema (1900-1985), Ministro da Educação e Saúde (1934-1945), solicitou autorização para funcionamento do Ginásio em prédio provisório (Asilo Santa Rita). Com essa autorização, agilizou-se o seu funcionamento, assim começou a funcionar com duas turmas em 1945, com 6 irmãs professoras. A diretora do Asilo Santa Rita era a Irmã Carmelita Nebiolo.

No início, o Ginásio Coração de Jesus funcionou como Departamento feminino do Ginásio São Gonçalo, cujo diretor era o Padre Mário Blandino e Inspetor Federal, o Padre Teodoro Kolczycki (Secretário de Dom Aquino). Em 1948, Ir. Catarina Consoli passa a assinar como Diretora do Ginásio Coração de Jesus.

Em 1950, foi implantado o curso para formar professoras primárias e em 1970 foi autorizado o Curso Colegial Integrado, mas durou apenas três anos, sendo desativado para instalação do Curso Profissionalizante. O Ensino Médio só foi implantado no Colégio em 1984.

No fim da década de 60 até meados dos anos 80, os internatos das Salesianas foram instintos, dando oportunidade para a adequação dos ambientes para receber alunos do sexo masculino. Em 1992 o Colégio começou a receber os meninos, iniciando pela Educação Infantil.

Na entrada do novo milênio houve modificações significativas para que o Colégio pudesse caminhar com os tempos, mantendo tradição e inovação. Em 2002 foi criada a Rede Salesiana de Escolas, primeira rede do gênero no Brasil, numa dinâmica de parceria entre salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora e vem fazendo a diferença e servindo de modelo para outras redes, dentro e fora do Brasil.

Hoje o Colégio conta com a Educação Básica: Maternal; Infantil; Fundamental completo e Ensino Médio.

O Colégio Coração de Jesus está localizado à Rua Comandante Costa, 1424. É uma Associação Civil e Religiosa de caráter educacional, cultural, assistencial e filantrópico, sem fins lucrativos, fundado com muitos esforços e cuidados pelas Ir. Salesianas, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

MISSÃO

O Colégio Coração de Jesus, fundado e dirigido pelas religiosas do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), conhecidas como Irmãs Salesianas, juntamente com uma equipe de leigos comprometidos com a educação da juventude, faz parte da Inspetoria Nossa Senhora da Paz (INSPAZ), Cuiabá MT.

Sua MISSÃO desde a sua origem é comunicar o evangelho da vida às novas gerações através da educação formal e não formal e pelo testemunho da vida. Tal MISSÃO envolve as Irmãs e comunidades educativas (FMA, pais alunos educador/a e outros parceiros leigos) com as quais compartilha o projeto educativo.

Na experiência educativa de Dom Bosco, de Maria Domingas Mazzarello e na tradição do Instituto, o dom carismático se exprime num estilo de vida que traz “impresso um forte impulso missionário” em vistas dos jovens mais pobres e resume sua missão no objetivo: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

A pastoral juvenil do Instituto das FMA, compromisso do Projeto Educativo do Colégio Coração de Jesus, constitui a realização concreta da missão educativa. É o nosso modo típico de manifestar a atenção da igreja para com as novas gerações, situadas num espaço e num tempo. Ela tem em mira o crescimento integral da pessoa e educa para o empenho por uma cidadania ativa.

SISTEMA SALESIANO DE ENSINO

A pastoral juvenil do Instituto das FMA, compromisso do Projeto Educativo do Colégio Coração de Jesus, constitui a realização concreta da missão educativa. É o nosso modo típico de manifestar a atenção da igreja para com as novas gerações, situadas num espaço e num tempo. Ela tem em mira o crescimento integral da pessoa e educa para o empenho por uma cidadania ativa.

O Sistema Preventivo que é espiritualidade e método, tem sua fonte no Evangelho de João 10, 1-10. Cristo Bom Pastor que propõe uma metodologia. As Linhas Orientadoras da Missão Educativa do Instituto das FMA traduzem este sistema em conteúdo e metas, as quais indicam o rumo da nossa ação e inspiram uma pastoral juvenil atenta à construção da pessoa como imagem de Deus e se empenha para acompanhar os jovens para que façam escolhas responsáveis, duradouras, convictas capazes de dar sentido à própria vida. A Pessoa de Jesus Cristo é referência obrigatória para se chegar à elaboração de próprio projeto de vida.

REDE SALESIANA DE ESCOLAS

O Colégio Coração de Jesus, comprometido com o “ENTUSIASMO DIANTE DA VIDA”, com toda a sua história e tradição nesta cidade, faz parte da Rede Salesiana de Escolas que integra todas as Escolas particulares das FMA e SDB no Brasil. A Rede Salesiana de Escolas possui material didático personalizado e exclusivo. É a maior rede de Escolas Católicas do País e está associada à ANEC: Associação Nacional de Escolas Católicas.

Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora

Os Salesianos fundados por São João Bosco estão presentes nos cinco continentes e trabalham concentrados em Regiões ou Inspetorias e Presenças (Casas). As Regiões são 8, as Inspetorias, 91.

As Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de Dom Bosco, fundadas também por São João Bosco co a colaboração de Santa Maria Domingas Mazzarello, estão também nos cinco continentes, organizadas por províncias ou inspetorias. No Brasil são atualmente 09 províncias e junto com os salesianos levam avante a missão salesiana.

Uma característica das escolas salesianas, portanto também do Colégio Coração de Jesus são atividades extracurriculares e os grupos de empenho, como um recurso para estarmos mais próximas dos alunos despertando o espírito de família, ajudando no conhecimento personalizado e para que os jovens possam descobrir os próprios dons e a riqueza da convivência grupal.